Conheça o mridangam, instrumento musical sagrado da Índia


Você já ouviu falar no mridangam? Trata-se de um instrumento musical de origem ancestral, muito comum na cultura hindu, que faz parte da identidade musical da Índia. É uma espécie de tambor em forma de cone, cujo corpo é feito de madeira, com as duas extremidades cobertas por peles (tradicionalmente, pele de cabra) e unidas por tiras de couro. O ritmo é produzido tocando essas extremidades, conforme mostra a figura acima, que retrata mestres em celebração.


A palavra "mridangam" resulta da união de duas palavras em sânscrito que juntas significam "membro de argila", justamente porque antigamente esse instrumento era feito de argila. Segundo a tradição hindu, o mridangam era o instrumento escolhido por diversas deidades em seus rituais. Um exemplo é Ganesha, o removedor de obstáculos, que em algumas imagens é retratado tocando o instrumento. Graças a essa relação com os deuses, o mridangam também é conhecido como "deva vaadyam", cuja tradução seria "instrumento divino", que literalmente produziria a cadência divina para os rituais.


Trata-se de um instrumento comum na Índia, porém, de difícil absorção por outras culturas, tendo em vista que o padrão de execução com as duas mãos, que alternam sons com vibração e sem vibração, ora mais agudos, ora mais "abafados", é bem diferente dos instrumentos de percussão ocidentais,


Em sua última música lançada, uma versão da belíssima "Heal The World" de Michael Jackson, o Emanamantra incorporou o mridangam ao arranjo. A execução e idealização ficou por conta de Pedro Braga. Assista ao clipe e tente identificar o mridangam durante canção!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2020 por Emanamantra

  • Instagram
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon